Os primeiros padres chegaram em Nova Andradina no dia 20 de dezembro de 1960 e somente no dia 06 de novembro de 1971 foi fundada a paróquia Imaculado Coração de Maria.
A Diocese de Naviraí foi criada em 1 de junho de 2011 pelo Papa Bento XVI, sendo desmembrada da Diocese de Dourados.
No dia 31 de junho de 2011 na cidade de Naviraí, aconteceu a solene Celebração Eucarística que assinalou a instalação da Diocese de Naviraí e a posse de seu primeiro bispo, Dom Ettore Dotti, CSF.
O decreto de criação do Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria se deu no dia 19 de fevereiro de 2012 que até esse dia era conhecido como Igreja Matriz da paróquia de Nova Andradina.
A história da paróquia Imaculado Coração de Maria foi feita pelos trabalhos de muitas mãos. Destacamos a contribuição das Irmãs Vicentinas, Irmãs Pobres Servas e dos irmãos Maristas. Congregações que deixaram marcas nos corações do povo nova andradinense.
Os padres diocesanos e os padres pobres servos dedicaram vidas na arte de fortalecer a fé de um povo e fizeram uma lida história de amor e dedicação junto aos fiéis católicos.
A paróquia Imaculado Coração de Maria é composta por 09 comunidades que hoje estão representadas neste Ato. A saber:
E hoje representando as mais de 30 pastorais, serviços, movimentos e ministérios existente na paróquia, temos a Juventude, os Coroinhas e servidores do altar.
Desde o dia 14 de janeiro de 2023 quando aconteceu a missa de acolhida e posse dos padres redentoristas, a paróquia está sob a responsabilidade dos padres da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos como missionários redentoristas.
Hoje no meio de nós os padres: Celso Cruz, Matheus Rocha e Sócrates Pavon.
Quando caminhamos unidos, somos todos Peregrinos da Esperança.