Caríssima porção do povo de Deus de nossa amada Diocese de Naviraí,
Diante das dúvidas sobre a participação de membros da nossa Igreja no movimento legendários, apresentamos as seguintes reflexões:
O movimento Legendários foi fundado em 2015 pelo pastor Chepe Putzu na Guatemala. Ele se apresenta como um movimento que busca "restaurar o desenho original do homem". No entanto, é fundamental destacar que o Legendários não é um movimento católico e sua abordagem espiritual e prática não está alinhada com a espiritualidade católica.
A Igreja esclarece que o movimento Legendários não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e não está em comunhão com a nossa Diocese. Além disso, sua proposta espiritual não está em consonância com os meios católicos ordinários de santificação e formação cristã, como os sacramentos, o magistério da Igreja e a vida comunitária paroquial.
A comunhão com a autoridade da Igreja é fundamental para a vida cristã autêntica. O Catecismo da Igreja Católica (n. 834) afirma que "a plena comunhão com o colégio dos bispos exige a comunhão do próprio bispo com o chefe do colégio, o Bispo de Roma, e com os membros do colégio". Além disso, o Código de Direito Canônico (cân. 209 §1) estabelece que "os fiéis são obrigados a manter, mesmo em sua maneira de agir, a comunhão com a Igreja em todo o tempo".
Orientamos firmemente que os fiéis católicos não participem de atividades promovidas pelo movimento Legendários, pois isso pode:
Ainda, o Legendários não deve ser confundido com os Acampamentos Sênior, Juvenil, de Casais, FAC, Mirim e outros, com regimento aprovado e normalmente realizados em nossa Diocese. Assim sendo, enfatizamos que o movimento Legendários não é promovido pelas nossas paróquias e lideranças, bem como não é recomendado a nenhum dos nossos fiéis.
Que o Bom Deus abençoe profundamente nossas famílias e o povo a nós confiado. Rogamos ao Imaculado Coração de Maria, padroeiro diocesano, que interceda por todos os fiéis de nossa Diocese, para que permaneçam firmes na fé, unidos à Igreja e perseverantes no seguimento de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Dada e passada na Cúria Diocesana de Naviraí/ MS, aos 30 (trinta) dias do mês de julho de
2025. Protocolo n. 032/2025 - livro 15.