Desde 08 de junho de 1960 Dom. José de Aquino Pereira, primeiro bispo da diocese de Dourados a pedido do Senhor Antonio Joaquim de Moura Andrade e permitiu ao PadreArnaldo Castijlioni residir em Nova Andradina a fim de preparar a nova sede paroquial. Embora residissem sacerdotes em Nova Andradina desde o dia 20 de dezembro de 1960, a paróquia não fora ainda criada oficialmente. Isso aconteceria tempos depois. No dia 20 de dezembro de 1960 PE Marcos Martinez Royo (foto 3) chega a nossa cidade. Em principio de agosto de 1968 PE Marcos regressa para a Espanha e durante os meses de agosto a setembro o Senhor bispo Dom Carlos Schmitt, segundo bispo da diocese (foto 4) atendeu a comunidade durante dois dias a cada quinzena. Em 06 de outubro de 1968 foi nomeado vigário ecônomo PE José Torressan (foto 5) da sociedade dos pobres servos da divina providencia, atendendo a comunidade de Nova Andradina e Batayporã com a colaboração do Ir. Mário Bonomi (foto 6). Deixaram a comunidade em 24 de fevereiro de 1970. Por meio de um contrato assinado entre os bispos de Dourados e de Caxias do Sul chegou o primeiro grupo missionário vindo do RS, formado pelos sacerdotes: Mons Hilário Pandolfo, PE Antonio Galioto, PE João Panazzolo (foto7)que atenderam pastoralmente por três anos as comunidades de Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema e Angélica, residindo em Nova Andradina.
A fundação da paróquia de Nova Andradina sob o orago de Nossa Senhora do Sagrado Imaculado Coração de Maria foi ao dia 05 de novembro de 1971, por Dom Teodardo Leitz , bispo de Dourados e na mesma data foi nomeado seu primeiro vigário o Revmo. Mons. Hilário Pandolfo (foto 10) que tomou o governo paroquial a partir do dia 07 de novembro de 1971. A igreja existente era pequena, sentiu-se a necessidade da construção de uma nova Igreja Matriz, (foto 11) que se iniciou no dia 07 de abril de 1972. Foi criada uma comissão de administração paroquial assim constituída: Sr. Durval Andrade Filho (Presidente), Sr. Geraldo Teodoro Resende (Vice-Presidente), Sr. José Monteiro Araujo (Secretário), Sr. Alcides Menezes de Faria (Tesoureiro) (foto12). O Sr. Antonio Joaquim de Moura Andrade, fundador dessa cidade doou os terrenos para a Igreja com praça e casa paroquial. (foto 13) Em 25 de fevereiro de 1973 o Revmo. PE. Fábio Thomas Piazza (foto14). Sucede o Mons. Hilário Pandolfo que fora transferido. Em 16 de maio de 1976 acontece a benção e inauguração da nova Igreja (foto15), com a presença dos senhores bispos de Dourados e de Caxias do Sul (foto 16) e toda a comunidade, tornado-se cartão de visita da cidade sorriso.
1977 Nesse ano aconteceu a 1a Reunião Foranial em Nova Andradina , com a presença de Dom Teodardo. E PE. Vitor Coelho passa por aqui com Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
1978 Em 26 de fevereiro após o retorno de PE Fabio Thomaz Piazza ao RS, assume a paróquia Revmo. PE João Umberto Sachet (foto 17). Em 31 de maio: A cidade celebra o 19o aniversário de Emancipação política administrativa. Já neste ano há reuniões e se discuti a instalação da futura diocese em Nova Andradina.
1979 Em 28 de março inaugura em nossa cidade a Rádio Cacique que após um tempo transmitirá a santa Missa, a hora do Ângelo e outros programas da nossa igreja.
1980 Em 22 de julho PE João Umberto Sachet, falece tragicamente, juntamente com Revmo PE Aquilino Franchescet, Revmo PE Raul Acorsi e Ir. Braz Sinigaglia (Marista). (foto 18). Em 21 de novembro, após o trágico acidente reassume a paróquia o Revmo PE Fabio Thomaz Piazza. Devido ao crescimento da cidade, o PE Fábio recebe o neo-sacerdote PE Volmir dos Santos (foto 19) para ajudá-lo. Nota: Devido á morte trágica do Pe. João Sachet há falta do histórico no período.
1981 No dia 10 de abril foi dada benção da pedra fundamental da nova capela de Santo Antonio no Umbaracá Mais de 1.600 famílias participam da novena de natal. Em 13.06.1982-1a fase das santas missões populares feitas pelos Padres Redentoristas, e quem os acompanham e hospedam durante as três fases é o casal Fernando e Rita Hashinokuti. (foto 20). Padre Volmir dos Santos é transferido para a Paróquia de Ivinhema. Em 20.02.1983 Padre Aldo Raimundo (foto 21)da congregação Pobre Servos da Divina Providencia fica nomeado Vigário desta Paróquia e PE. Reinaldo Bregalda da mesma congregação como coadjutor.
1984 A congregação dos P.S.D.P desenvolve aqui o trabalho vocacional com a implantação de um pequeno seminário, assistido por PE. Reinaldo e os seminaristas Rogério Dalló e Laurindo Pereira. Os retiros, catequese e formações dos fiéis são feitos nas escolas, sente-se a necessidade da construção de um centro catequético. Atualmente existem três congregações religiosas: os irmãos maristas-Irmãs Vicentinas e os Padres P.S.D.P. Neste ano falece Padre José Torressan, com 72 anos em Taquarussu este trabalhou por um ano e meio em nossa cidade.
1985 Em agosto é fundado o A.A em nossa comunidade, e o dízimo começa a ser implantado com o exemplo do Sr. Simão Marques e alguns membros da R.C.C ha algum tempo implantada aqui. Compra-se um terreno para a construção do centro catequético, o nosso CEPANA.
1986 Neste ano atende nossa paróquia e Taquarussu os Padres. Aldo, Reinaldo, Mário Bonomi e Ir. Antonio Rossi. Neste mesmo ano PE. Mario Bonomi falece na Itália.
1987 Padre Reinaldo assume a paróquia de Anaurilândia e chega Padre. Antonio Mosele (foto 22) que responderá pelo seminário e ajudará na paróquia.
1988 Padre Antonio Mosele e o seminário são transferidos para Campo Grande, e chega então Padre José Dusi (foto 23). Em 29 de fevereiro é iniciada a construção do CEPANA. (foto 24)
1989 O CEPANA começa a ser usado mesmo sem terminar tamanha a necessidade. Padre Aldo e Padre. José como já tinha sido combinado anteriormente encerra na comunidade paroquial o trabalho dos P.S.D.P.
1990 Os Padres diocesanos assumem a Paróquia e é empossado Padre Volmir dos Santos e diácono Antonio Roberto Catarino. De 1990 a 1994 não Há registros no livro tombo.
1994 Padre Eliseo Rolon (foto 25) trabalha em nossa paróquia e no dia 24 de janeiro chega o então diácono Otair Nicoletti. (foto 26) Padre Eliseo se ausenta por motivo de doença. Em março Padre Celestino Sândi dos P.S.D.P (Foto 27) chega e permanece até julho. Toda paróquia se envolve na preparação da ordenação Sacerdotal do Diácono Otair Nicoletti que acontecerá em Ivinhema. E que aqui atuará como Vigário. Ficou conosco por um tempo, Padre Alécio ferreira da Silva, diocesano do Paraná.
1995 Padre Otair entrega a Paróquia e os P.S.D.P reassumem com a chegada de Padre Gianni Menegazzi (foto 29) e o então diácono Itacir Gasparetto, que logo em seguida foi ordenado sacerdote.
1996 Muitas atividades são iniciadas e em 19 de agosto a casa do migrante começa a funcionar. (foto 30 e 30-1)
1997 As construções das comunidades Morada do sol e São Pedro são iniciados e os irmãos maristas deixam nossa Paróquia e entrega seu salão a comunidade.
1998 Em março é paga a 1a parcela para a aquisição do terreno da “casa de retiro” e inauguração da nova igreja da comunidade São Vicente. Neste ano celebrou a 1a Semana da Família, e há obras de construção nas comunidades: Santa Teresinha e São José.
1999 Decidiu-se ampliar a Igreja Matriz e começa a construção da casa de retiro. Em Abril, Padre Gianni vai para Itália para a canonização do Fundador da Congregação P.S.D.P São João Calábria. (foto 79)
2000 Padre Gianni (foto 31) após 5 anos de trabalho árduo e sempre socorrendo a Divina Providência deixa nossa Paróquia e vem PE. Nelcir Luiz Nazzari que ajudará N. A e Taquarussu. Padre José Zanatta (foto 32) é nomeado pároco e dá seguimento a construção da casa de retiro e ampliação da matriz. Ficou definido neste ano que os Srs. Lécio Gavinha Lopes e Cícero Vieira Brais iniciarão curso Teológico em Campo Grande para ministério de Diáconos Permanentes.
2001 As comunidades fizeram doações para a reforma da matriz, gesto maravilhoso de partilha. Em 06 de abril houve em Dourados a posse do novo Bispo D. Redovino Rizzardo (foto 78) e esteve em nossa comunidade para uma visita Padre Marcos 1o padre de nossa paróquia.
2002 Padre José Zanatta e PE. Celestino (foto 33) atendem N.A e Taquarussu. Em 17 de fevereiro chega a nossa Paróquia adre. Antonio Dall’ó, (foto 34) como vigário. Visitam nossa Paróquia Padre Valdemar e PE. Jaime superior e provincial da Congregação. Em 31 de dezembro missa de despedida e agradecimento a Padre José Zanatta pelo trabalho feito em favor da comunidade.
2003 Retorna de curso e férias Padre Antonio Dalló, PE. Celestino Sandi e o PE. Nello Vanzo (foto 35) este é apresentado nas várias comunidades de nossa Paróquia, que depois de trabalhar por 15 anos em missão na Angola ficará conosco. Visitam-nos Padre Valdemar e Padre Benildo. No dia 23 de fevereiro consagração dos jovens da comunidade Betel: Arildo Nantes, Anderson Pícolli, Elcio Araldo, Eunice Araujo e Priscila Munhoz. Em 30 de março-Posse de PE. Antonio Dalló como Pároco e PE. Nello Vanzzo como vigário. Em 04 de maio acontece a consagração das irmãs Marta e Fátima da congregação das Irmãs Vicentinas. (foto 80 e 80-1). Acontece a investidura de Lécio e Cícero como leitor e acólito. Padre Gianni vem nos visitar e conduzir o Tríduo para a festa da Padroeira. Primeiro “Dia de Solidariedade” na procissão de Corpus Christi, (foto 36). Em 17 de agosto Ordenação dos diáconos permanentes Lécio e Cícero para nossa paróquia momento de graça e bênção. (foto 37). Encerramento da semana da família com PE. Júlio Gotardo. Em 09 de novembro entregam a pintura e painel da igreja matriz feita pelo artista plástico Marcílio Soares. (foto 38)
2004 Em 29 de fevereiro reinauguração da ampliação e reforma da Igreja matriz com a presença de nosso bispo e vários sacerdotes. (foto 39 e 39-1). Em 10 de março, Padre Vitor Ceccatto-P. S.D. P (foto 40) chega a nossa paróquia. Encerramento da semana da família com o Padre Jorge Trevisol. Em 25 de setembro celebração em ação de graças por 10 de ordenação sacerdotal de PE. Antonio Dalló. Visita-nos Dom Redovino.
2005 Ordenação diaconal em nossa paróquia de Irmão Sander, P.S.D.P.(foto 41). Em 16 de abril- A Rádio Excelsior FM oferece gratuitamente dois horários em sua programação para nossa igreja. Neste ano tivemos uma belíssima encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus por membros de nossa paróquia e nosso Querido Papa João Paulo II parte para casa do Pai; e é eleito o Cardeal Joseph Ratzinger com o nome de Bento XVI. Em virtude do tríduo da Padroeira (foto 89) esteve conosco PE. Aldo Raimundo matando um pouco da saudade. Em 21 de agosto recepcionamos PE. Pedro Alves (foto 42) que ficará até o fim do ano. Em 18 de setembro missa de homenagem pelos 25 de morte trágica dos Padres: João Humberto Sachet, Raul Acossi, aquilino e Ir. Braz Sinigaglia contando com a presença de familiares dos referidos religiosos.
2006 Em 09 de abril abertura do jubileu diocesano em Dourados. Em 09 de maio Padre Alberto Mpinbi chega a nossa paróquia vinda da Angola. (foto 43). Lembramos a presença de Padre Volmir dos Santos em nosso Tríduo da Festa da Padroeira. Casa Verde poderá ser Paróquia e Padre Alberto vai para outra missão em busca de estudos.
2007 25 de maio-Abertura foranial das Santas missões populares na Praça Brasil com mais ou menos 5 mil pessoas. Em 27 de julho, Padre Sander (foto 41) retorna depois de 2 anos e meio na Índia e fica conosco até dezembro. A Banda Rosa de Saron no dia 28 de julho faz abertura das Santas missões populares na paróquia. Em 20 de setembro é erigida a Nova Paróquia irmã na Região da Nova Casa Verde “São Pedro e São Paulo” e posse de PE. Vieira como Pároco. Encerramento das santas missões populares. Em 26 de novembro, solene celebração pelos 100 anos da obra calabriana.
2008 Em 04 de fevereiro-Irmão Eberson, (foto 44) P.S.D.P neo professo, estará conosco por um ano, também Irmã Olga,Vicentina. Muitos membros de nossa paróquia, junto com os membros de outras paróquias da diocese vão a Aparecida do Norte para celebração de ação de Graças pelos 50 anos de nossa Diocese. Em 09 de maio, Padre Adelmo Cagliari, P.S.D.P(foto 87) chega a nossa paróquia. Fica definido neste ano pelo executivo municipal com o aval da câmara de vereadores o dia 31 de maio como Feriado municipal da Padroeira da Cidade de Nova Andradina. Em 8 de outubro, comemora-se os 40 anos da presença dos Pobres Servos da Divina Providência em solo sul mato-grossense.E neste mesmo dia ocorre a despedida de PE. Nello Vanzzo, pois foi indicado como delegado Provincial de Angola. Irmão Eberson vai para Campo Grande em nova missão.
2009 Em 08 de fevereiro-despedida de Dom Alberto Forst em Dourados. Em 11 de fevereiro, posse do Padre Dalvir Zanatta (foto 47) como Vigário Paroquial. Semana da Partilha, despertando e conscientizando para o dízimo, presença do Sr. José Antonio Fonseca. (foto 46 b). Ocorre a Implantação da Escola Teológica em nossa Paróquia (foto 49, 49- 1 e 49-2) graças ao empenho e dedicação do Padre Antonio Dall’ ó. Em 16 de abril, despedida emocionante pela ida do Padre Adelmo Cagliani para outra missão.
O Santuário Diocesano do Imaculado Coração de Maria, foi criado em 19 de fevereiro de 2012, pelo o atual Bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, que em 09 de setembro de 2012, nomeou Pe. Angelo Gaio, como 1o, atual reitor do Santuário e entronizou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Fátima/Portugal, de onde vem àdevoção atribuída em uma de suas aparições ao Imaculado Coração de Maria.